quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

quartinho do bebê

Se tem uma coisa em que a gente começa a pensar logo que engravida é no quartinho do bebê... Ficamos na maior expectativa em descobrir o sexo e, quando ficamos sabendo se vem um menino ou uma menina, decidimos cor (ok, é difícil fugir do rosa-lilás-azul-verde), compramos berço, pintamos parede, e fazemos aquele quarto lindo e maravilhoso... pra gente!
Uma das minhas maiores e melhores descobertas como mãe foram os ensinamentos de Maria Montessori... O método montessoriano tem uma ênfase na autonomia da criança, em dar condições para que ela se desenvolva com liberdade segura.
O quarto que geralmente montamos para o bebê tem pouco ou nenhum estímulo para ele! As cores são em tons pastel, geralmente uma cor só, no máximo duas. O máximo que ele tem de cor e movimento é um móbile no berço, mas, em geral, quando ele acorda, não tem com o que se distrair.
Um quarto montessoriano deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto. Montamos um quarto que seja divertido e estimulante para o bebê, e não bonitinho para os pais. Os principais pontos de um quarto montessoriano são:
1. Nada de berço. O berço é substituído por - acredite - um colchão no chão ou uma cama baixinha. Esse é o ponto que mais assusta as mães, afinal a ideia de bebê no berço é muito sedimentada na nossa cultura. A ideia é que logo o bebê aprenda a descer sozinho da caminha/colchão e tenha fácil acesso à diversão sem ter que chorar para que alguém o tire do ambiente entediante do berço para poder brincar. Também facilita que a criança aprenda a ir se deitar quando tiver sono.
2. Brinquedos ao alcance das mãos e criança ajudando a guardar tudo. A criança deve saber onde encontrar seus objetos e brinquedos preferidos e ser capaz de pegá-los sozinho.
3, Fotos, quadros e espelhos na altura do olhar da criança. Ou seja, baixinhos, de modo que a criança consiga se olhar no espelho (o que facilita muito o desenvolvimento e entretém bastante o bebê), possa olhar quadrinhos coloridos sem ter que se levantar da caminha.
4. Decoração minimalista. Nada de entulhar o quarto com um monte de brinquedos. Se a criança tiver muitos brinquedos, colocá-los em sistema de rodízio.
Mesmo que você não queira adotar um quartinho totalmente montessoriano, vale a pena se ligar nas dicas e tentar construir, nos detalhes, um quartinho mais divertido para seu filho. Nos comentários, vou postar algumas fotos de quartinhos para servir de inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário