Joice me mandou mensagem às 10h do dia 28 de agosto. Teríamos uma roda de gestantes no dia seguinte, e ela começou a conversa se desculpando porque não poderia estar presente. Só porque a bolsa dela tinha rompido naquela manhã, imaginem só! kkkkk
Fiquei um pouco preocupada porque ela estava com 35 semanas apenas, ou seja, estava bem cedo para a pequena Flora nascer, mas as contrações já estavam vindo, embora bem lentas e espaçadas. Fui até a maternidade Brasília encontrá-la e levar um lanchinho, porque ela estava com muita fome. Ela estava com 1 cm de dilatação e ainda ia fazer um ultrassom, então deixei-a com seu irmão (uma figura, o Pedro, gente, me diverti demais com ele!) e fui almoçar e descansar um pouco para acompanhá-la.
Quando voltei, ela estava em um dilema. O plano de saúde estava em período de carência, logo ela só poderia ficar internada por 12 horas. Só que as contrações dela ainda estavam muito leves, super espaçadas e irregulares. Fiz minhas contas rapidinho e concluí que havia muita chance de em 12 horas a Flora não estar nem perto de nascer. Recomendei a ela que não internasse. Saímos do hospital, lanchamos e fizemos uma caminhada em volta da quadra. Foi um momento muito gostoso, onde pude conhecer melhor a história dela e da gravidez, e ver como a vida não pode ser controlada!
Decidimos ir ao HMIB para avaliar a Flora e ver se já era necessário internar, já estávamos com 12 horas de bolsa rota. A bebê estava ótima e Joice com 3 cm de dilatação. Decidiram internar, mas deixar que o trabalho de parto transcorresse naturalmente. Deparamo-nos, então, com a questão de só uma pessoa poder entrar com ela, e o irmão quis ficar. Passei algumas orientações e fui pra casa dormir.
No dia seguinte, tinha um encontro marcado com as grávidas que acompanho. As notícias eram de que ela estava com 5cm de dilatação e que seria colocada na ocitocina, para acelerar um pouco as coisas. Fiz a roda, almocei, descansei um pouco e, lá pelas 16h, recebi mensagem do Pedro dizendo que estava cansado. Fui para lá e o Pedro apareceu em seguida, chateadíssimo porque havia trocado com a mãe dele há cerca de uma hora e, nesse tempo, Joice tinha dilatado os outros 5cm e Flora tinha acabado de nascer.
Ficamos ambos atônitos com a velocidade do final do trabalho de parto, e chateados por não podermos entrar. Falei com a Joice por telefone, ela me disse que Flora nasceu super bem, apesar de pequenina (46cm e 2.500kg). Mãe e filha estão ótimas e se entendendo bem. Parece que a filha é tão tranquila quanto a mãe.
Devo dizer que a conduta do HMIB me agradou bastante. Tinha bola para ela fazer exercícios, não fizeram episiotomia, cortaram o cordão tardiamente, deixaram que mãe e filha formassem vínculo pelo contato pele e pele logo após o nascimento... Enfim, fiquei feliz pela Joice e pela Flora, que tiveram um encontro extra-útero muito respeitoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário