quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Não tive dilatação!


Quantas vezes ouvimos mulheres que fizeram uma cesariana porque tiveram contrações, mas não dilataram, não é?! Esse post não tem a menor intenção de julgar essas mães, que fique bem claro. Elas podem ter chegado ao seu limite de dor e não aguentado mais - e super tem esse direito - ou terem sido manipuladas por uma equipe médica que não teve paciência de esperar, mesmo, mas o fato é que são muito, muito, muito raros meeeeeesmo os casos em que uma mulher não dilata.
Na imagem (ignorem o reloginho do lado, é porque eu tirei de uma reportagem sobre um dispositivo que passa informações sobre a dilatação e que, infelizmente, ainda não é comercializado), temos como funciona o processo de dilatação. O colo do útero afina (diminui/apaga) e ocorre a dilatação (abertura).
Recomendo, para que vocês entendam melhor como funciona essa questão, a leitura de um texto do grupo GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa) sobre o assunto. Vou colocar um trechinho, mas recomendo enfaticamente a leitura na íntegra, no seguinte link:http://www.maternidadeativa.com.br/artigo6.html
"Levanta o mouse para cada vez que você ouviu essa frase, e também se você a proferiu. Não, esquece, você deve ter outras coisas a fazer depois de algumas horas levantando o mouse sem parar.
Vamos aos chocantes fatos: não existe falta de dilatação. Mas por favor, antes que você comece a ranger dentes e ficar com os olhos vermelhos de ódio, leia esse texto até o fim. Se sobrar alguma dúvida ou restar a discordância, conversemos com amor!
A dilatação do colo do útero é um processo passivo que ocorre quando as contrações encurtam as fibras musculares do útero, empurrando o bebê para baixo e puxando o colo para cima. Essas contrações, uma após a outra, vão puxando o colo de tal forma contra a cabeça do bebê, que é como se ele estivesse vestindo uma blusa de gola muito apertada. Cada vez que o útero contrai no trabalho de parto, a gola veste mais um pedaço de milímetro de sua cabecinha.
A contração passa, o colo relaxa, mas não volta a fechar o que já abriu. Na contração seguinte, é puxado mais um pouco. Lá pelas tantas o colo "veste" toda a cabeça do bebê, em seu maior diâmetro. Essa é a "dilatação total", e nessa hora o colo do útero tem aproximadamente 10 cm de diâmetro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário