quinta-feira, 7 de abril de 2016

Aprendizados de roda

Hoje teve roda de grávidas! Cláudia e Rafaela, ambas já nos 45 do segundo tempo, vieram pra gente trocar figurinhas, papo e comadre.



Falamos sobre criação de filhos, desde os primeiros dias até os primeiros anos, sobre parto e intervenções tanto com a mãe quanto com o bebê,  sobre bolsa de maternidade, sobre início do trabalho de parto... brincamos, rimos bastante, as meninas levaram pra casa um chazinho pra ajudar a relaxar a cabeça nesses últimos dias de neném no forninho.

Já quase na hora de nos despedimos, a Cláudia nos presenteou com uma pérola de sabedoria que estou incorporando ao meu discurso agora: se o que você quer fazer não é o que todo mundo faz, não fale.

O contexto foi a Rafa contando que vai mandar encapsular a placenta para ir tomando depois da gestação. Há vários relatos dos benefícios que isso traz, mas ainda causa estranheza nas pessoas, mas ela ficou assustada com a reação das pessoas para as quais ela contou isso.

Aí fiquei pensando que em termos de gravidez e criação de filhos, essa história de se você não for fazer o que todo mundo faz, não falar, faz todo o sentido. Perto natural? Parir em casa? Deixar o cordão parar de pulsar? Criar sem bater? Amamentar em livre demanda? Se você não quiser discutir a fundo o assunto e fazer seu papel de educadora, simplesmente não mencione. Dá mais certo.

Rafa, Claudinha... muito amor, tranquilidade e paciência para esses últimos dias. Titia está louca pra conhecer esses bebês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário