segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

E a gravidez dura oito meses e um século...

É impressionante como, por mais que eu avise, as mulheres nunca estão preparadas para o que são as últimas semanas e, principalmente, os últimos dias da gravidez. Eu tento, juro que eu tento! Costumo lembrar que a barriga vai pesar muito, que as dores na lombar tendem a aumentar, que aparecem estrias das quais achávamos que íamos escapar, que não se consegue posição para dormir, que a ansiedade parece sair do controle, que nossas convicções enfraquecem consideravelmente... mas não há aviso nem repetição capaz de preparar uma mulher para isso, não.

Eis o cenário: a mulher que disse que ia trabalhar até o último dia já está de licença porque o desconforto tornou impossível continuar trabalhando normalmente; o tempo livre em excesso gera tédio combinado com falta de coragem de sair de casa; o calor faz com que suor escorrendo pelas costas e entre as pernas seja normal. Não é fácil, repito, NÃO É FÁCIL não gritar por uma cesariana nessa hora, ou resistir bravamente às desculpas de última hora do médico, ou buscar uma segunda opinião quando algo parece estar fora dos eixos.

Tudo que a mulher quer é que o bebê chegue logo. Já está tudo pronto! Roupas, fraldas, berço... Haja coração, haja ioga, alongamento, meditação, oração... O mais engraçado é que rapidinho tudo passa... Quando o bebê nasce, a mulher se pergunta por que estava tão estressada... ou por que não esperou um pouco mais... Então o conselho de doula de hoje é o mantra das mães: VAI PASSAR. E vai passar mais rápido do que você imagina. Se estiver insuportável, me chama pra um café que eu levo o pão e a gente vê filme e bate papo!




Essa foto é da Ludy. Ela me mandou dizendo o seguinte: "Pra minha pessoa, o último mês de gravidez foi o melhor e o pior ao mesmo tempo. Eu fiquei feliz por estar acabando e por estar perto de ver minha filha. Mas ao mesmo tempo com medo, insegura, com muita azia, fazendo xixi a cada 5 minutos. Não tem como não ficar feliz no último mês da gravidez, você vai conhecer seu bebê em breve, mas parece que é o mês mais longo. É um mês tenso, mas feliz.. Eu diria que é um mês de tpm que um dia vc tá feliz e empolgada mas no outro tá  insegura e com medo. E dps de tanta insegurança, tanta azia, tantas dores em todo lugar que imaginar, é o mês mais mágico. Sem dúvidas pra mim foi o melhor!"

Essa foto é da Hileana, no último mês. Ela disse que gosta da foto porque mostra que, apesar do desconforto, a mulher não está morta, e que "é possível se divertir para combater a ansiedade".


E essas duas fotos são da Mônica. O final da gravidez foi bem enlouquecedor para ela, pois suas duas filhas estavam muito ansiosas pela chegada do irmão caçula. Ela inventou mil coisas para passar o tempo, cada noite era uma atividade diferente (pintura de barriga, barriga de gesso, etc.). Quanto a essa segunda foto, ela disse que "sem querer escandalizar, rs! Essa minha foto diz muita coisa! kkkkk! Fui dar aula assim no trote do terror dos terceiros anos"


Nenhum comentário:

Postar um comentário