Ao contrário do chá de panela e do chá de bebê, a ideia aqui não é ganhar presentes. O chá de bênçãos é feito para as mulheres que estão prestes a receber em seu colo uma nova vida, para aquelas mulheres que estão acima de 37 semanas de gestação.
Faz-se, então, uma série de rituais de forma que essa mulher seja alimentada de muito afeto, receba muitos mimos e tenha um momento de conexão com ela mesma e com seu bebê.
Algumas mulheres preferem organizar o seu, convidar as mulheres mais próximas e ser, sozinha, o centro desse momento. Outras preferem fazer um ritual solitário, com banho longo, orações. Como cada mulher é única, a maneira dessa mulher se despedir dessa fase de gerar, liberando seu bebê para nascer assim que esteja pronto também será única.
Como doulas, claro que amamos participar desse momento! Estamos com quatro mulheres grávidas com data provável de parto em setembro, então resolvemos fazer um chá de bênçãos para as quatro juntas. No nosso ritual, teve esfoliação dos pés, seguida de escalda-pés - com sal grosso, camomila e alecrim - e massagem, ultrassom natural (cada barriga mais linda do que a outra, obra da artista Marcela!) e um relaxamento com visualização dirigida da gravidez e do parto, para um momento de conexão com o bebê e preparação para o que virá em breve.
Saímos de lá todas com nossa essência feminina alimentada, sentindo como somos fortes e capazes de mudar a maneira de nascer nesse país. Uma rede, uma teia: viva a sororidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário