quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Bebê "passa do tempo"?


Primeiro: é possível que em uma gravidez normal já a termo (passando de 38 semanas) um bebê morra dentro da barriga sem que a mãe sinta nada? Sim, é possível. Pode acontecer de, por algum motivo, o bebê não receber nutrientes suficientes da placenta materna e morrer. Só que essa é uma situação drástica, que ocorre quando o pré-natal não é bem feito. Não é à toa que no final da gravidez as consultas, que eram realizadas uma vez por mês, acontecem a cada semana. A ausculta dos batimentos cardíacos do bebê determina se a saúde dele está em ordem. Aliás, os batimentos cardíacos fetais são o melhor indicativo para prosseguir com a gravidez sem medo.
Segundo: o processo da gravidez é natural e perfeito; nossas maneiras de colocar data nele é que não são. A idade gestacional é determinada por duas variantes - a data da última menstruação (DUM) e a idade gestacional apontada pela primeira ultrassonografia. A idade gestacional apontada pela DUM pressupõe um ciclo regular, em que a ovulação ocorreu 14 dias após o primeiro dia da última menstruação. Não sei você, mas a maioria das mulheres que eu conheço não tem um ciclo exato assim. Então você vai concordar comigo que, pela DUM, pode haver uma variação grande aí, né?! 3 dias, uma semana, quinze dias... Então se pela DUM sua gravidez tem 40 semanas, você pode na verdade estar com 39, ou com 41... E a primeira ultra? Se feita logo no comecinho da gravidez, ela é bem confiável. No comecinho, que eu digo, é antes da oitava semana de gestação. Então quando falamos em um bebê "passar da hora", dá pra perceber que o conceito de "hora" é bem relativo, né?!
Terceiro: cada bebê tem um ritmo, cada bebê tem um tempo. Tirar um bebê do útero por medo de passar da hora é arriscar-se a ter um bebê ainda imaturo, com dificuldades para respirar, já que os pulmões são a última parte do corpinho a ficar realmente pronta. Não é à toa que com essa atual onda de cesarianas agendadas a maioria dos bebês internados em UTIs neo natal estão lá por problemas respiratórios.
Quarto: a gravidez vai de 38 a 42 semanas. 42, não 40, tá?! A DPP não é o último dia possível para o bebê nascer, é só - como o próprio nome diz - uma data provável. Foque nas 42 semanas que a ansiedade diminui.
Então tenho dois conselhos que valem ouro para te dar. Sabe a DPP? Então, não precisa espalhar pra todo mundo. Vamos supor que sua DPP seja 15/12: você diz pras pessoas que vai nascer junto com o novo ano. Assim, se nascer antes, todo mundo fica surpreso e feliz, e se nascer de 42, ninguém fica te pressionando. Jogue sempre pra depois das 42 para contar para as pessoas. O outro conselho é: com a gravidez chegando ao seu final, fique o mais off-line possível. Faça o seu pré-natal com toda a responsabilidade e confie no seu corpo e no seu tempo, isolando-se o máximo possível para aproveitar os últimos dias de barriga e fugir dos pitacos que só trazem estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário