terça-feira, 29 de dezembro de 2015

"Meu Deus!!! Estou grávida e desejo um parto natural, humanizado, mas parece que é impossível conseguir isso nessa cidade!!!!"

"Meu Deus!!! Estou grávida e desejo um parto natural, humanizado, mas parece que é impossível conseguir isso nessa cidade!!!!"
Verdade, meninas... Parir no Brasil, especialmente aqui no DF, está cada vez mais e mais difícil. Os médicos de convênio não acompanham parto, os particulares cobram muito caro, a casa de parto só atende determinadas regiões e tem muitas restrições... Como fazer? O que fazer?
Vou começar, rapidinho, com o que NÃO FAZER: não comece procurando o médico. Você vai economizar muita energia e tempo se seguir o meu atalho. O caminho mais curto é: encontre uma doula e comece a frequentar rodas de grávidas.
As rodas são um espaço incrível no processo de empoderamento e informação, pois é onde mulheres de diversas idades gestacionais abrem seus coraçõezinhos e compartilham expectativas, medos, conquistas. Ouvindo sua doula e essas mulheres, vai ser bem mais fácil encontrar seu caminho para o parto que você deseja!
[Observação MUITO IMPORTANTE: no post, quando eu falo para procurar doula e rodas antes de procurar o médico, me refiro ao médico humanizado, ao que fará o parto. Porém é fundamental para a saúde de mãe e bebê que o pré-natal tenha início assim que constatada a gravidez, portanto você deve, sim, procurar um médico logo no início para fazer os seus exames, mas sabendo que provavelmente não será o que te acompanhará até o final. Obrigada, Ju Lins, por essa valiosa colaboração!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário