quinta-feira, 27 de abril de 2017

Sobre a DPP

Hoje a dica é preciosa para quem está no início da gravidez. Eu vou te adiantar agora o que acontece no final da gestação e te dar a dica do século para evitar muita dor de cabeça.

A DPP – data provável de parto – é uma PREVISÃO do nascimento. É o dia em que, pelos dados disponíveis (data da última menstruação e IG calculada na primeira ultrassonografia) completam-se 40 semanas de gestação. É uma PREVISÃO, uma ESTIMATIVA, e tem tudo para dar errado.

E qual é o problema? Vamos supor que sua DPP seja dia 30/10. Aí as pessoas perguntam: “É pra quando?” (só vão te perguntar 873408 vezes ao longo da gravidez) e você responde “30/10”, ou então “final de outubro”. Certo? Erraaaaaado! Faz isso não, moça!

A gravidez vai DE 38 A 42 semanas de gestação. Não necessariamente os dados disponíveis (data da última menstruação e idade gestacional) Fornecem o resultado correto. E se você disser “Final de outubro” as pessoas vão começar a te perturbar desde o dia 1º, perguntando se “esse bebê não vai nascer mais, não?!”.

Então sempre, antes de responder essa pergunta, pense em 42 semanas, nunca em 38, nunca em 40. Se sua DPP é 30/10, responda “Meio de novembro” ou “fim de novembro”.

Assim, você pode se permitir passar por toda a ansiedade e estresse do final de gestação sem alguém te chamando a cada meia hora no whatsapp perguntando, insinuando que é melhor fazer logo uma cesárea ou dando mil palpites que você simplesmente não quer ouvir.

Outra coisa: pense 10 vezes antes de dizer que entrou no nono mês. As pessoas vão começar a te olhar como se você fosse uma bomba relógio prestes a explodir. Quando entrar no nono, continue dizendo que está no oitavo.

E se precisar de uma doula, segue meu telefone: 984890293.



Nenhum comentário:

Postar um comentário