segunda-feira, 4 de abril de 2016

O tampão mucoso

Ao passar das semanas, as mulheres grávidas costumam "procurar" os sinais do trabalho de parto. Pequenas cólicas, algum líquido que escapa, tudo é motivo para pensar se é, enfim, o tão esperado trabalho de parto. Pois o post de hoje é sobre um dos sinais da aproximação do trabalho de parto: a perda do tampão mucoso.

O tampão mucoso, ou rolha de Schroeder, tem a função de evitar a chegada de bactérias ao útero. É um muco espesso, que sela o colo do útero, protegendo-o de qualquer ameaça exterior. A saída do tampão significa o início do processo de dilatação do colo do útero, que é o que faz com que a secreção seja liberada.


A saída do tampão deve ser, é claro, celebrada pela mulher, afinal, é uma confirmação de que está tudo bem com seu organismo, que o trabalho de parto se aproxima, que seu corpo está se preparando para a chegada do seu tão aguardado bebê. Porém é preciso dar um tempinho na ansiedade... Porque não significa que você vai entrar em trabalho de parto na hora, nem no mesmo dia, nem na mesma semana... Após a saída do tampão, pode demorar até duas semanas para que as contrações cheguem pra valer, então não adianta agonia! Comemore o acontecimento, mas vida que segue como se nada tivesse acontecido, ok?!

Pra me despedir, ficam duas fotos do tampão mucoso de uma doulanda. A quantidade que sai costuma ser bem superior à retratada na foto, mas muitas mulheres perdem o tampão aos poucos, foi o caso dela. Pode tanto sair um montão de uma vez (tipo uma mão cheia), quanto cada vez que você vai se limpar sai um pouquinho do muco. A cor pode ser como a da foto, bem clarinha, ou pode ser mais amarelado, mais amarronzado ou mesmo acompanhado de uma raiazinha de sangue ou de um pouquinho mais de sangue, mesmo.




É isso! Boa saída de tampão par você, kkkkkkk!

Nenhum comentário:

Postar um comentário