quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Roda

Hoje foi dia da nossa roda de grávidas e acompanhantes no Parque da Cidade, abrilhantada pela presença da nossa doula amiga Adélia!
O tema foi como lidar com as transformações trazidas pela gestação, e pudemos trocar um sem número de experiências e tirar alguns aprendizados muito valiosos. Nossas principais conclusões foram que precisamos aceitar as limitações que o corpo grávido traz - parando com a síndrome da supermulher (aceitar ajuda, usar a fila preferencial mesmo sem barriga aparente, aceitar render menos no trabalho, etc.) - e que como a maternidade é uma responsabilidade enorme e para o resto da vida, medos e sentimentos negativos são muito comuns, bem como choro com e sem motivo, não adiantando nada fugir deles, mas sim jogar luz e buscar entender de onde vieram.
Dentre os vários subtemas que surgiram, falamos sobre educação infantil, os pitacos das pessoas sem noção, o primeiro trimestre da gestação, abuso sexual infantil, o papel do pai da criança e como a sociedade vê essa intervenção masculina, vontades das mulheres grávidas, comida do Pará, calor, etc., etc., etc., do jeito que só uma prosa leve e fluida pode fazer.
Obrigada pela presença e pela troca, foi muito especial.
(Elisa Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário