quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Qual a diferença entre parto vaginal e parto natural?


A primeira vista, parece que os dois termos são sinônimos, não é mesmo? Tendemos a acreditar que existem apenas duas opções para o nascimento de um bebê: cesariana ou parto normal.
O parto vaginal é aquele, como o próprio nome remete, acontece pela vagina porém pouco dele é realmente normal. São partos que têm o pressuposto da medicalização, passando por intervenções muitas vezes desnecessárias. Posição restrita ou deitada, jejum, hormônio sintético, manobras, episio, puxos dirigidos ... o rol de procedimentos é extenso. Parte dessas intervenções pode até ser necessária, o problema é o uso padronizado e indiscriminado. A maioria das mulheres que me relataram partos normais traumáticos foram vítimas desses procedimentos que não respeitaram o tempo do trabalho de parto nem a autonomia da mulher e seu corpo.
No parto natural a lógica é da intervenção mínima e quando necessária. A mulher tem possibilidade de realmente conduzir sua experiência de parto e no tempo demandado pelo seu corpo e do bebê. Não se trata de parto desassistido, mas sim visto como fisiológico e sem o princípio intervencionista.
Milena Araguaia - a Raposa

Nenhum comentário:

Postar um comentário