quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Mariana

Hoje chegou ao mundo a lindinha Mariana, filha da Pamela. Há vários dias ela já vinha tendo desconfortos, cólicas, então estávamos em contato constante e me divertia muito com ela, razão pela qual desenvolvi um carinho todo especial por aquela menina tão espontânea e de bem com a vida.
Ontem, dia 19, minha parceira Marcela me ligou dizendo que a Pam estava com contrações de 5 em 5 minutos. Peguei minha bolsa, busquei Marcela e fomos ao encontro da nossa doulanda. Junto com ela, a mãe dela e o marido, fomos à Casa de Parto, onde ela queria ter bebê, e fomos muito bem atendidas. Ela estava com 2-3 cm de dilatação. Por aquelas razões que só a mulher entende na hora do parto, ela não queria voltar nem pra casa dela (do outro lado da cidade), nem para a da mãe dela (bem pertinho), então decidimos ir para o Parque da Cidade e achamos um lugar bem pertinho para ela deitar, descansar e passar pelas contrações. Aproveitamos, Marcela e eu, para participar da roda de grávidas.
Após a roda, Pamela foi doulada por toda a nossa equipe (Milena e Clarice se juntaram a nós), com direito a reiki, massagem e muito carinho. As contrações começaram a ficar bem doloridas por volta das 15h, então voltamos para a casa de parto. Ela foi avaliada, mas continuava com os 2-3 cm de dilatação. Também foi informada de que a enfermeira estaria sozinha nos turnos da tarde e da noite e que, portanto, não iria internar ninguém. Claro que a Pam ficou bem triste, tanto pelo fato de a dilatação não ter acontecido quanto pelo fato de ter que ir para o plano B, o HMIB. Ela chorou bastante e ganhou nosso abraço e carinho. Então, quis ir para a casa da mãe dela e descansar. Marcela e eu também aproveitamos para irmos para casa.
Por volta das 18h, o Lucian, marido da Pamela, ligou dizendo que as dores tinham apertado um pouco e que eles estavam no HMIB. Ela estava com 5cm de dilatação e seria internada. Fui muito rapidamente para lá e, apesar de mostrar a lei, o certificado de doula, insistir com a enfermeira, Lucian também insistir, não me deixaram entrar junto com ele de jeito nenhum. Muito triste por não poder oferecer conforto a ela, voltei para casa.
Na manhã seguinte, por volta das 9h, recebi mensagem do Lucian dizendo que a Mari ainda não tinha nascido e que a dilatação estava em 9cm. Tranquilizei-o, dizendo que agora estava realmente muito perto, e realmente foi assim. Às 10:14 nasceu Mariana, com 3,990kg.
Como eu não acompanhei o trabalho de parto todo, o relato fica assim meio "capenguinha" mesmo. Mas logo a Pamela estará recuperada e poderá vir aqui contar para vocês como foi, para ela, todo esse processo.
(Elisa Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário