O plano de parto é um documento em que a mulher grávida e seu/sua acompanhante expressam todas as suas vontades em relação ao parto. Este documento deve ser protocolado no hospital, com o pedido de que seja anexado ao prontuário da mulher grávida, ficando uma cópia com a mulher e uma com a doula.
A elaboração do plano de parto faz com que a mulher pesquise e entenda assuntos sobre os quais os obstetras não costumam ter tempo de conversar durante a consulta. Coisas como maneiras de indução de parto, episiotomia, possibilidade de uma cesariana, analgesia de parto, dentre outros. Preenchendo o plano de parto, a mulher fica muito mais bem informada e capaz de tomar decisões conscientes quanto ao próprio corpo e ao seu bebê.
Além disso, o fato de ter suas vontades expressas em um documento faz com que as pessoas da equipe não possam usar a desculpa do "eu não sabia". Se a vontade da mulher for desrespeitada, a base para uma reclamação formal ou processo está bem delimitada. Em tempos de tanta violência obstétrica, isso é uma grande segurança.
Deseja fazer seu plano de parto? Busque um modelo na internet ou entre em contato com a nossa equipe, será um grande prazer te ajudar!
(Elisa Costa)

Nenhum comentário:
Postar um comentário