As mães que optam por deixar seus filhos virem ao mundo por parto normal tem um final de gestação um tanto conturbado. O "elemento-surpresa" - ninguém sabe quando as coisas vão acontecer - costumam encher as mães de ansiedade a partir das 38 semanas. O que fazer?
- Lembrar que a gravidez pode ir até as 42 semanas. E se pode ir até as 42 semanas, faça de conta que o bebê só pode chegar com 42 semanas, imagine o fim das 42 como sendo a data da sua cesárea, ou algo assim. Eu sei que a gravidez dura 8 meses e 1 eternidade, mas trabalhe sempre com o foco na data mais distante possível.
- Aproveite para verificar os detalhes do plano de parto. Onde você vai ganhar neném? Quem vai te acompanhar nessa empreitada? Quem vai dirigir? Os telefones do médico e do hospital estão à mão? Tem comidinhas fáceis para serem contrabandeadas para dentro do hospital (alguns insistem em não deixar a mulher em TP comer, prática antiquada e desnecessária que comento futuramente)? Se já tem outros filhos, quem vai ficar com as crianças?
- Aproveite para cuidar dos últimos detalhes para a chegada da criança. As malas para a maternidade já estão prontas? As roupinhas de recém-nascido já estão lavadas e passadas? As fraldas e produtos de higiene estão todos comprados?
- Exercite-se. A ansiedade costuma travar o trabalho de parto. Então, se estiver difícil de controlar, aproveite para caminhar, em ritmo de exercício mesmo, nadar, enfim, qualquer coisa que te ajude a tirar a tensão.
- Pratique os 3 "hots" (quentes). Comida quente (apimentada), banhos quentes e sexo quente. Dizem por aí que são excelentes indutores naturais do parto. No caso do sexo quente, o efeito é muito melhor se a mulher tem orgasmos... hummmmm...
- Se nada estiver adiantando e o raio do trabalho de parto não chegar nunca, experimente conversar com seu bebê dentro da barriga e explicar porque quer que ele saia logo. Eu escrevi inclusive uma longa carta para a Alice, que nasceu com 40 semanas e 6 dias (ufffff). Ela chegou no dia seguinte!
E é isso. 5 dicazinhas simples, mas que dão uma forcinha no final da gestação. Mantenha o foco! =]
I loved!!! Vou tentar seguir as suas dicas!!!Beijim! Rafa.
ResponderExcluir