
Sabendo-nos grávidas, de um ou de dois, vem a mais importante das decisões. Quem será o ginecologista-obstetra que irá acompanhar a gravidez?
Normalmente a gente faz as primeiras consultas com quem foi nosso ginecologista a vida inteira, ou pelo menos nos últimos tempos. Só que rapidamente você descobre que não é a mesma coisa. Nem de longe.
A escolha do ginecologista passa diretamente pela escolha da via de parto. Eu não entendo e não consigo conceber uma pessoa optar por uma cesariana. Imagino que toda mulher com um pouco de amor por si mesma e por seu filho, podendo escolher, escolheria parto normal. Só que os médicos de hoje, principalmente os que atendem por convênio, têm, na maior cara de pau, roubado esse sonho de seus pacientes. Claro, meninas, é só pensar um pouco: eles ganham a mesma coisa por cesárea ou por parto. No parto normal, correm risco de cancelar consulta, sair de madrugada, chegam ao hospital e ainda esperam um bom tempo pelo nascimento do bebê, e ganham um valor X. Na cesárea, marcam logo umas cinco, no dia que lhes é conveniente, e vão embora faturando 5X.
Mas gente... Se o médico virasse pra você, assim na primeira consulta, e dissesse: "Olha, Fulana, você vai me desculpar, mas pra mim parto normal não vale a pena. Se você quiser que seu bebê nasça comigo, tem que ser cesárea", seria lindo. Você saberia onde está se metendo. Mas nãããããoooo. Eles vão te cozinhando em banho-maria e no final da gravidez inventa uma desculpa para te operar.
Mas calma, gata. Você tem meu blog. Como saber se seu médico realmente pretende fazer seu parto normal ou se ele quer te botar na faca?
1. Converse sobre o parto. Se ele vier com aquela conversa de "É muito cedo pra falar sobre isso...", pé atrás. A hora de esclarecer as dúvidas é quando elas surgem, independente do tempo de gestação.
2. Observe a sala de espera. Ele nunca desmarcou uma consulta por causa de parto? Desconfie.
3. Pergunte. Converse com as outras pacientes da sala de espera. Converse com a secretária. Pergunte sobre os últimos partos que o médico fez.
4. Se ele vier com conversa de "Normal só se vier até a 39ª semana", e outras bobagens de que falaremos nos próximos posts, cesarista na certa.
São só algumas dicas. Outras virão!
Tenho muito medo de tal "Parto" tando o normal, quanto a cesária. Estou tentando lhe dar com isso desde que descobri a gravidez, mas tá dificil.
ResponderExcluirPróximo post: O PARTO, em homenagem à Ana Flávia...!
ResponderExcluirOlha amiga eu acho lindo quem tem coragem de ter parto normal, mas nunca que vou ter parto normal pois sou muito mole pra dor, falto morrer com colica então jamais conseguiria ter parto norma, e como tive meu filho de cesaria e não senti nada, nada mesmo nem pra ganhar e nem depois na recuperação, portanto o meu segundo filho ira ser novamente cesaria, agora o meu medico ele te da opção de como vc quer ganhar o seu bebe e se escolher cesaria ele ainda deixa vc marcar o dia que vc quer e não o que ele quer..... E quero deixar bem claro que não sou contra o parto normal mais não faço por não aguentar sentir dor.
ResponderExcluirAmanda, depois de uma cesárea é ainda mais difícil, mesmo, ter parto normal. Mas você sabia que existe analgesia para parto normal? E que a intensidade da dor depende muito de como você se prepara para ela?
ResponderExcluirDesculpa discordar de você, amiga, mas a escolha do parto não deve ser só pela mãe. Você não sentiu dor e você amou a cesárea, mas o Gabriel foi privado de algumas coisas muito importantes para ele, no momento do nascimento. Ele não nasceu no tempo dele, ele foi arrancado quando o médico achou que ele estava pronto, e cada bebê tem um ritmo. Além disso, é na passagem pelo canal vaginal que os pulmões do bebê acabam de ser formados e amadurecidos.
Ainda vou falar muito sobre parto normal e cesárea, não tome nada como um ataque pessoal, cada mulher sabe o seu limite, mas jamais posso dizer que concordo com alguém optar por uma cesárea, dói meu coração.
Li, acredito que esse é o maior fantasma das mulheres!
ResponderExcluirTambém morro de medo do parto igual a Ana Flavia.. Rsrs
Morro de medo, seja ele normal ou cesárea.
Mas queria muito achar um obstetra que me encorajasse. Já fui em tantos, mas nao confio em nenhum.
Eu encontrei a minha obstetra, procurando uma profissional que fizesse partos humanizados. Pois a maioria dos médicos dizem que fazem parto normal. Mas na verdade, não fazem. Induzem as mães a fazerem cesárea, colocam anseios, e assustam as gestantes dizendo dos perigos do parto normal. Como se a cesariana não fosse muito mais perigosa. Uma irresponsabilidade.
ResponderExcluirEnfim, encontrei uma médica comprometida com o desejo da mãe, que fizesse o parto normal, desde que eu tivesse condições para isso.
E foi maravilhoso conceber meu filhotinho pelo parto natural. A obstetra responsável é Dra. Geovanna Mendonça. Super recomendo!